top of page
LOGO SOLISTAS.png
14.png

Solistas de Londrina, contabiliza mais de 450 concertos realizados desde a sua fundação, participações em festivais de música, circuitos nacionais e estaduais, sete álbuns (Cds) gravados e vários prêmios nacionais. O grupo atua no cenário nacional erudito e desenvolve os seus projetos com objetivo de executar música de qualidade e ao mesmo tempo participar de um movimento que descentraliza o acesso à cultura para formar novos públicos. O reconhecimento internacional foi alcançado por meio das suas gravações e através dos memoráveis concertos num dos mais importantes festivais de música da Europa, em 2010.


Em 2020 , Solistas de Londrina, comemora 22 anos de história, sob a direção do violinista e spalla Evgueni Ratchev. Ao longo desse ano, o grupo londrinense vai espalhar a música para vários cantos da cidade, em escolas, igrejas e teatros. Além disso, outras ações marcam a data comemorativa, como o lançamento do novo site do grupo e um CD com as principais obras brasileiras gravadas pela orquestra.


É considerada como um dos grupos camerísticos mais conceituados do país. Em seu repertório amplo e original, constam grandes obras de compositores brasileiros e internacionais. Desenvolve um projeto inédito no Brasil de registro fonográfico de obras de compositores brasileiros, denominado Retratos Brasileiros. O CD Retratos Brasileiros – obras para Cordas do Edino Krieger, foi selecionado entre os três finalistas da 24ª Edição do Prêmio de Música Brasileira. Durante a sua trajetória recebeu importantes Prêmios da Funarte, além de conquistar o Prêmio Tim de Música Brasileira, em 2003, com o CD Imagens Brasileiras”. Desde 2011 realiza a Mostra de Música de Câmara, com concertos em igrejas e teatros.
 
Evgueni Ratchev | Formado na Academia Superior de Música de Sófia, veio em Londrina, em uma jornada que já havia deixado marcas em várias outras cidades do mundo. Finalista do Concurso Internacional de Violino Johann Sebastian Bach, na Alemanha, também foi sala e solista de uma das mais importantes orquestras de câmara da Bulgária, a “Studio Concertante”. Como maestro convidado e solista, atuou em varias orquestras sinfônicas no Brasil e foi regente convidado da Garland Symphony Orchestra, New Symphony Orchestra of Arlington e Las Colinas Symphony Orchestra, no Texas. Desde 1996, Ratchev é spalla da OSUEL e além de cuidar da direção musical da Orquestra de Câmara "Solistas de Londrina". Realiza anualmente máster classes de violino na University of Missouri-Columbia (EUA), onde também atua como solista e regente.

 

bottom of page